quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Sonhos de Bunker Hill – John Fante

“Minha ideia era escrever uma frase, uma única frase perfeita. Se pudesse escrever uma frase boa, escreveria duas, e se pudesse escrever duas, escreveria três, e se pudesse escrever três, escreveria para sempre”.
John Fante escreveu uma série de quatro romances, chamados de “O quarteto Bandini”, tendo como personagem seu alter ego Arturo Bandini. Cronologicamente, seria o último da série, publicado em 1982, um ano antes da morte do autor (Rumo a Los Angeles, que deveria ser o primeiro da série, permaneceu inédito até 1985). Já cego, debilitado e com as duas pernas amputadas devido à diabetes, o livro foi ditado à sua esposa, numa cama de hospital, que transcreveu toas as suas palavras.  Talvez por isso a narrativa consiga transferir o leitor para a Los Angeles dos anos 30 de forma tão real.
"Por favor, Deus, por favor, Knut Hamsun, não me abandonar agora”.
Arturo Bandini agora tem, em 1934, 21 anos e está em Los Angeles tentando viver da sua escrita. Com a maturidade de um adolescente de 15 anos, continua ingênuo e fazendo coisas descabidas, como gastar todo o seu dinheiro com roupas e bebidas, fingindo ser alguém importante. Trabalhando como ajudante de garçom, chega a ser contratado por um estúdio de Hollywood depois de ter um conto seu publicado, mas esbarra no conflito “arte X mercado”. Mesmo após ser demitido, consegue um emprego de roteirista reserva, pelo qual ganhava muito bem mesmo sem trabalhar.
“A melhor coisa da minha colaboração com Velda foi o dinheiro”.
Foi como roteirista reserva que Bandini cruzou com personagens hilários, certamente inspirados em modelos reais pertencentes à fauna Hollywoodiana da época, como Gustave Du Mont, um revisor que não larga os gatos; Frank Edington, vagamente homossexual e viciado em jogos de criança; Velda van der Zee, roteirista de Hollywood que adora falar da vida alheia e com quem Bandini escreve o roteiro de um hilariante faroeste; o lutador de luta-livre Duque de Sardenha; e a amante Helen Brownell, dona do hotel onde ele mora. Curiosamente, Camila Lopez, por quem se apaixonara em Pergunte ao pó, parece nunca ter existido na vida do glorioso Arturo Bandini. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário