domingo, 18 de setembro de 2016

O lobo do mar – Jack London

A vida é como o fermento, uma levedura que se move por um minuto, uma hora, um ano, um século, um milênio, mas que por fim terá paralisado os movimentos. Para manter-se em movimento, o grande come o pequeno. Para manter-se forte, o forte come o fraco. O que tem sorte prolonga o seu movimento por mais tempo- eis tudo.
Em 1893, pouco antes de completar dezessete anos, Jack London quase morreu afogado após uma bebedeira. Foi resgatado por um pescador e logo depois desse episódio embarcou num navio de pesca rumo ao pacífico. Onze anos depois, London retratou essas experiências em O lobo do mar, publicado um ano depois de O apelo da selva, obra que vinha fazendo um estrondoso sucesso de público e crítica. A obra, que tem um viés autobiográfico já que o autor, por mais de uma vez, esteve embarcado, aborda temas como a ética e valor da vida.
“Não sabe por acaso que o único valor que a vida tem é o próprio valor que essa vida se atribui? E ela se superestima, já que por necessidade deve defender a si mesma.”

Humphrey Van Weyden é um acadêmico bon vivant que vive às custas do dinheiro do pai. Durante a travessia da Baía de São Francisco, quando voltava para casa depois de visitar um amigo, a balsa naufraga e Humphrey é resgatado inconsciente pelo barco de pesca Ghost. Quando recobra a consciência, o náufrago descobre que está a caminho do Japão para uma temporada de caça e o capitão se recusa a retornar para São Francisco. E essa não é a única má notícia: o capitão é Wolf Larsen, um homem frio, bruto e cruel, que não hesita em espancar até a morte quem ousa desobedecer aos seus comandos.
“O prazer é o preço da vida. Sem ele, não vale a pena viver. Trabalhar pela vida e não ser pago é pior do que morrer. Aquele que sente mais prazer é quem vive mais”.
Wolf Larsen não apenas se recusa a retornar para são Francisco como vai obrigar Humphrey a pagar com trabalho duro a sua “estadia”. Isso representará um pesado golpe para Humphrey, um sujeito acostumado com uma vida de luxos e que nunca tinha trabalhado na vida. Nessa relação de medo e intimidação, o “hóspede” descobre que Larsen, apesar da sua brutalidade, é um autodidata que tem como hobby ler obras dos mais diversos pensadores. A partir daí, a relação entre os dois se estenderá para discussões sobre o bem e o mal, a existência da alma e a busca pela felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário