domingo, 4 de setembro de 2016

Grandes esperanças – Charles Dickens

“O asseio é como a religião, que muita gente faz insuportável à força de exageros descabidos”.
Publicado originalmente em série no jornal All the Year Round entre dezembro de 1860 e agosto de 1861, Grandes esperanças é um dos últimos e, para muitos críticos, um dos melhores romances de Charles Dickens. Nesse romance, como é recorrente na obra do autor, as desigualdades sociais e a ambição humana são os temas principais. O personagem central da história é o garoto Philip Pirrip, conhecido por todos como Pip, que narra a sua trajetória de vida entre os anos de 1812, quando tinha 7 anos, e 1840, já homem feito.
“Parece certo que desde que o homem contraiu o hábito de se vestir, toda roupa nova e impacientemente esperada jamais correspondeu em tudo à expectativa da pessoa para qual foi feita”.
Pip é órfão e vive com a irmã e o cunhado ferreiro e melhor amigo, Joe Gargery numa pequena aldeia na Inglaterra. Com uma situação financeira cheia de limitações, o passatempo preferido da Sra. Joe Gargery é atormentar a vida de Pip e Joe, um marido pacato e que evita se meter na relação da esposa com o irmão. Três fotos irão mudar a vida de Pip. O primeiro deles é o encontro do garoto com um prisioneiro fugitivo no pântano nas imediações da sua casa na véspera do natal de 1812, quando começa a narrativa. O segundo fato é o convite da rica e solitária Sra. Havisham para que Pip vá até sua casa para brincar a passa a frequentar a mansão da excêntrica senhora.
“Nunca deveríamos envergonhar-nos de nossas lágrimas. Elas são como uma chuva benéfica que lava a poeira dos corações endurecidos”.  
O terceiro episódio ocorre na casa da Sra. Havisham, quando Pip conhece a bela e misteriosa Estela, filha adotiva da dona da casa, por quem o garoto se apaixona. Repentinamente, Pip se vê destinado a uma grande fortuna, tornado herdeiro de uma pessoa misteriosa que quer vê-lo cavalheiro. O garoto se muda para Londres para estudar, mas o mistério de quem seria seu bem feitor não lhe sai da cabeça, com suas suspeitas recaindo sobre a Sra. Havisham. Tratando se temas como o amor, a desilusão, a culpa, a esperança, Dickens construiu personagens marcantes com os quais vai prender a atenção do leitor para desvendar o grande mistério da trama: afinal, quem quer fazer de Pip um grande cavalheiro?    

Nenhum comentário:

Postar um comentário