domingo, 11 de setembro de 2016

Clímax – Chuck Palahniuk

“Com desculpas a Simone de Beauvoir, Penny não queria ser a terceira geração de nada”.
Tudo em Clímax, romance do norte-americano Chuck Palahniuk, publicado em 2014, é clichê. A começar pela sinopse: “Garota comum se envolve com bilionário bonitão de gosto sexual pouco ortodoxo”. Diria até que faz lembrar 50 tons de cinza. Nada disso! Palahniuk, com sua narrativa subversiva, bruta e incômoda, usa clichês para levar o leitor a refletir sobre gênero, sexualidade, vícios e mercantilização do sexo. Apesar de bem diferente de Clube da luta (1996), seu primeiro e mais conhecido romance, em Clímax Palahniuk trata de temas que domina, como os instintos primitivos humanos em conflito com a sociedade moderna.
“Vibradores, segundo Clímax, estava entre os primeiros eletrodomésticos a utilizar eletricidade”.
Penny Harrigan é uma jovem do interior dos Estados Unidos, recém-formada em direito que, enquanto não passa no exame da ordem, trabalha num famoso escritório de advocacia em Nova York servindo cafezinho. É lá que conhece C. Linus Maxwell, um nerd bilionário que comanda uma gigantesca companhia com diversas áreas de atuação. Conhecido por namorar mulheres famosas, entre elas a presidente dos Estados Unidos, Clímax (como a mídia o apelidou) é o homem mais rico do mundo. O encontro dos dois, numa situação constrangedora para ela, mudará sua vida em todos os aspectos.
“A cultura em geral vinha usando o sexo displicentemente para atacar os cérebros jovens e masculinos havia tanto tempo que a sociedade incorporara essa prática maligna como se fosse algo natural”.
Penny se transforma, da noite para o dia, na queridinha da imprensa, o novo amor de Clímax. Só que a coisa não era bem assim. Durante exatos 136 dias, como aconteceu com suas namoradas anteriores, Clímax vai estimular sexualmente Penny de todas as formas, usando vários instrumentos que ele mesmo criou. Só que tudo isso não é amor nem erotismo. É apenas uma experiência! Penny passa 136 dias sendo cobaia para o lançamento de uma linha de brinquedos eróticos chamada Beautiful You. Com capacidade ilimitada de dar prazer às suas usuárias, os brinquedos criados por Clímax levará bilhões de mulheres mundo afora a abandonarem trabalho, família, maridos e namorados de lado. E somente Penny, a última ex-namorada de Clímax, poderá salvar a humanidade.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário