domingo, 7 de agosto de 2016

Duas iguais – Cíntia Moscovich



“Eu aprendi: o amor exige expressão. Ele não pode permanecer quieto, não pode permanecer calado...”
Já tinha dito aqui que o Rio Grande do Sul é um celeiro de grandes escritores do passado, como Érico e Luís Fernando Veríssimo, Moacyr Scliar e Josué Guimarães. Mas também é um berço de bons escritores contemporâneos como David Coimbra, Letícia Wierzchowski e Tabajara Ruas, sobre os quais já falei aqui no blog. Hoje eu vou falar de Duas iguais, segundo livro da gaúcha Cíntia Moscovich, publicado em 2006.
“Você vai fazer que nem o cachorro que late até a morte e que quando o carro para não sabe o que fazer”.
A temática judaica é recorrente na literatura de Cíntia que tem como inspiração o escritor judeu Isaac Singer. Nesse romance, a temática é o amor homossexual entre duas mulheres, mas a influência judaica no local onde a trama se desenvolve, o Bom Fim, tradicional bairro judaico de Porto Alegre, onde vivem Ana e Clara, duas adolescentes que se apaixonam quando estudavam numa escola judaica e têm que encarar uma comunidade conservadora, o que vai gerar uma série de conflitos que vai acompanha-las pela vida afora. 
“Havíamos decidido alimentar a primeira paixão de nossas vidas e evitávamos explicações porque havíamos aprendido que as explicações nos levavam para algo do qual tínhamos medo”.
Evitando o engajamento e sem querer transformar sua obra num manual de bons modos, Cíntia aborda um tema ainda polêmico com franqueza e sensibilidade. Dando toda a espontaneidade ao romance entre as duas adolescentes, a autora enfatiza o choque cultural e emocional que a relação traz para a comunidade em que elas viviam, levando Ana a auto exilar-se em Paris e Clara a penetrar no complexo mundo adulto. Mas as circunstâncias farão com que as duas voltem a se encontrar...    

Nenhum comentário:

Postar um comentário