domingo, 3 de julho de 2016

O silêncio dos inocentes – Thomas Harris

Hannibal Lecter entra na minha galeria pessoal de personagens fascinantes da literatura. Inteligente, charmoso, culto, refinado, mas um serial killer. Assassino frio e cruel, que adora devorar suas vitimas, tinha tudo para ser odiado, mas não é. Figura contraditória, toma o lugar de personagem principal em Silêncio dos inocentes, de Clarice Starling, a detetive do FBI que o interroga para descobrir a identidade de outro assassino em série que aterroriza várias cidades dos Estados unidos.
Médico psiquiatra, Lecter está internado numa clínica por matar e devorar várias pessoas. Procurado pela agente especial do FBI, Clarice Starling para traçar o perfil de um assassino em série, chamado pela polícia de Buffalo Bill, que tortura, mata e depois esfola suas vítimas. Desde o início da conversa entre Starling e Lecter, o médico não perde uma oportunidade de expor seu refinamento intelectual e jogar seu charme para cima da jovem policial. Chama a atenção, além da personalidade de Lecter, a crueldade com que Buffalo Bill trata suas vítimas, deixando-as passar fome dentro de um poço por vários dias e torturando-as psicologicamente entes da mata-las e esfola-las.
Publicado em 1988, o livro do escritor Thomas Harris tornou-se um clássico contemporâneo pela complexidade dos personagens. Além de Lecter e Buffalo Bill, a agente Starling cativa o leitor pela sua inexperiência diante de uma missão tão complexa como tirar informações de um assassino astuto, frio, desumano e extremamente perigoso. Em 1991 o livro foi adaptado para o cinema, estrelado por Jodie Foster (Clarice Starling), Anthony Hopkins (Hannibal Lecter) e Ted Levine (Buffalo Bill). No ano seguinte, ganhou o Oscar de melhor filme.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário