domingo, 31 de julho de 2016

Numa terra estranha - James Baldwin


”Por que lembrar-se de Leona era também – de certo modo – recordar os olhos da sua mãe, a fúria de seu pai, a beleza de sua irmã”.
Romance publicado em 1962, em Numa terra estranha, James Baldwin une dois temas que lhe são muito caros, os direitos dos negros e da minoria gay. A história divide-se em três partes e se passa no Greenwich Village nos anos 50, num cenário de jazz, drogas, orgias e homossexualidade. Era nesse ambiente que vivia Rufus Scott, um jovem baterista negro que tinha problema de auto aceitação, problema que se agrava quando ele resolve morar com Leona, branca, alcoólatra, três filhos e que tinha fugido do marido por causa da sua violência.
"O inconveniente de uma vida secreta é que muitas vezes, ela é um segredo para quem a vive, mas não o é em absoluto para as pessoas a quem encontra”.
A sensação de inferioridade vivida por Rufus pelo fato de Leona ser Branca, leva-o a maltratá-la. Com a ajuda de Vivaldo, escritor não publicado e amigo de Rufus, Leona foge, o que leva o jovem baterista ao suicídio. A morte de Rufus irá chocar seus amigos Vivaldo, Richard, escritor, e sua esposa Cass, mas provocará a aproximação de Vivaldo com a irmã do falecido, Ida, que iniciarão uma relação infrutífera por falta de compreensão mútua. A mulher negra numa relação com um homem branco, a repetição da relação de Rufus, só que invertida. Essa relação será o centro da trama na segunda parte do livro.
“O objetivo do sonhador, afinal de contas, é seguir sonhando sem ser molestado pelo mundo. Seus sonhos são a sua proteção contra este. Mas os objetivos do mundo são opostos ao do sonhador, e o mundo tem dentes afiados".  
Outro que entra na Trama é Eric Jones, ator famoso e primeiro amante de Rufus, retorna a Nova York após uma temporada na França, onde se envolveu com o jovem Yves, a quem prometeu levar para os Estados Unidos para viverem juntos. O problema é que Eric vai se envolver com Cass, casada com Richard, mesmo ambos sabendo que a relação não será duradoura por causa da homossexualidade de Eric e a iminente chegada de Yves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário