quarta-feira, 8 de junho de 2016

O último judeu – Noah Gordon

O escritor americano Noah Gordon se especializou em romances históricos. Começou abordando a medicina medieval, como Xamã, de 1992, e O físico, livro fantástico de 1986 que li anos atrás. Nos últimos anos, Gordon tem se dedicado a escrever sobre temas relacionados à inquisição e a herança cultural judaica. O último judeu, romance publicado em 2000, trata da história judaica e a relação desse povo com os governos cristãos na Europa do século XV, especificamente o governo espanhol.
Yonah, filho de um ourives judeu talentoso e muito requisitado, se vê sem rumo depois das mortes do irmão, em circunstâncias misteriosas, e do pai, durante a perseguição aos judeus na sua cidade, Toledo. Sentindo-se ameaçado pelos supostos assassinos do seu irmão e pelo fato de ser judeu, Yonah abandona a cidade e vaga sem rumo pela Europa, com o nome de Ramón Callicó e na companhia do burro Moisés (chamado assim às escondidas, pois isso poderia delatar sua origem judaica).
Após muito vagar, Yonah (sempre usando o nome de Ramón) conhece um médico que lhe ensina o ofício e os dois descobrem coisas em comum, como a religião, que tinham que esconder por causa da perseguição da inquisição. Com a morte do médico, Yonah herda sua clientela e suas propriedades, casa, vira cristão-novo, mas não abandona alguns rituais judaicos e nem a sua verdadeira personalidade. Um livro bem escrito e com uma reconstituição histórica fantástica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário