domingo, 5 de junho de 2016

Dez de dezembro – George Saunders

O texano George Suanders é considerado um escritor promissor, apesar dos seus 56 anos. Isso por que ele começou a carreira tarde, seu primeiro livro só foi publicado em 1996 quando ele já tinha 36 anos, mas a consagração só veio dez anos depois. Dez de dezembro, coletânea de 10 contos, publicado em 2014, é seu único livro traduzido para o português. Apesar de premiado e clamado pela crítica, Dez de dezembro é bastante irregular, alternando histórias boas a outras banais.
Em No colo da vitória, Kyle vê, da sua janela, sua vizinha Alison ser atacada por um brutamontes ao atender a porta de casa. A reação de Kyle dá um desfecho imprevisível ao conto. Em Filhote, a narrativa tem duas perspectivas: a de Marie, que está indo com seus filhos buscar um cachorrinho que lhe foi doado; e Callie, a mãe que está doando o cachorrinho e que tem um filho deficiente. O encontro delas tem algo de surpreendente. Em Al Roosten, fracassado personagem que dá nome ao título acredita ter sido humilhado por Donfrey, um sujeito bem sucedido na vida. A mensagem do conto é simples: se não pode ter o mesmo sucesso de Donfrey, pelo menos batalhe por sua aprovação.
Um dos melhores contos do livro é Fuga da cabeça da aranha. Nele, detentos são cobaias de um experimento científico. O narrador, Jeff, é um assassino que se arrepende do crime que cometeu e que é exposto a várias substâncias que agem diretamente na sua consciência. O conto que dá título ao livro, Dez de dezembro, narra o encontro fortuito entre um garoto que sofre bullying na escola e um sujeito que tem câncer. Esse encontro mudará a forma como os dois veem seus problemas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário