domingo, 1 de maio de 2016

Nas montanhas da loucura e outras histórias de terror – H.P. Lovecraft

O primeiro conto, e mais longo, é o que dá título ao livro, Nas montanhas da loucura, foi escrito no início de 1931. Aliás, essa é a terceira história mais longa escrita por Lovecraft, no entanto, das três, foi a única publicada enquanto ele ainda estava vivo.  O conto é narrado pelo professor William Dyer, que tenta desesperadamente evitar que outra expedição já a caminho desista de estudar o continente gelado, deixando os segredos por ele descobertos numa expedição anterior enterrados no gelo, pois ele acredita que esses segredos podem representar uma ameaça para a humanidade.
Escrevendo meses após a sua expedição, Dyer conta que, acompanhado do professor Lake, biólogo, responsável por analisar as amostras; o Professor Atwood, físico e meteorologista; um aluno conhecido apenas como Danforth, fã de histórias fantásticas, especialmente de Edgar Allan Poe, e que sabia pilotar aviões; descobriu uma cidade encravada no continente antártico que continha vestígios de vida datados de tempos imemoriais, quando nem mesmo os dinossauros habitavam o planeta. O problema é que essa cidade esconderia um segredo terrível.
Escrito em 1924, A casa maldita conta a história de uma casa velha e abandonada em Providence, com fama de mal assombrada. O narrador, sem nome, tem verdadeiro fascínio por ela e, quando descobre que seu tio, dono de um antiquário, também tem o mesmo fascínio, resolve, junto com ele, passar uma noite na velha casa, não foi uma boa ideia. Em Os sonhos na casa da bruxa, escrito em 1932, o estudante de matemática Walter Gilman, fascinado por lendas e folclores, resolve se hospedar num casarão onde teria morado a bruxa Keziah, na cidade de Arkham. Segundo a lenda, todos que ali se hospedaram morreram misteriosamente nos anos seguintes. Em O Depoimento de Randolph Carter, escrito em 1919, conta a história de Carter e seu amigo Harley Warren, que decidem visitar uma cripta no pântano Big Cypress. Warren entra na cripta e não retorna mais. Carter é encontrado no dia seguinte vagando sem rumo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário