domingo, 29 de maio de 2016

Bandidos – Elmore Leonard

Quando publicou Bandidos, em 1987, Elmore Leonard, escritor norte-americano falecido em 2013, não escondeu que a sua intenção era criticar o governo americano pelo apoio financeiro dado aos “Contras” na Nicarágua. De Acordo com o autor na época, “os Estados Unidos têm um histórico para ficar do lado errado”.  Esse é o seu 24º livro e um dos pouco que não teve adaptação para o cinema.
Jack Delaney é um ex-presidiário que resolve recomeçar a vida trabalhando na funerária do seu tio. Numa das viagens para buscar um corpo no hospital de leprosos conhece Lucy, uma ex-freira americana engajada nas causas dos povos do terceiro mundo e encrencadíssima. Na verdade, quem eles retiram do hospital é uma jovem que foi seduzida pelo coronel Dagoberto Godoy, um assassino de camponeses na Nicarágua que está nos Estados Unidos para matar a jovem resgatada, a quem atribui responsabilidade de ter lhe passado a lepra.
Mas Godoy não está atrás apenas de vingança. Ele está nos Estados Unidos em busca de dinheiro para financiar os “Contras”, grupo guerrilheiro que combatia o governo Sandinista com o apoio do governo americano. O objetivo de Lucy é, além de salvar a pele da jovem ameaçada, se apossar do dinheiro arrecadado pelo coronel. E, claro, contará com a ajuda de Jack, um jovem adepto da teoria de que ganhar dinheiro fácil é bem melhor do que trabalhando. Jack só não sabia que o destino que Lucy queria dá ao dinheiro não era o mesmo que o seu.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário