domingo, 10 de abril de 2016

Por quem os sinos dobram – Ernest Hemingway

A Guerra Civil Espanhola (1936-1939) despertou a solidariedade de milhões de pessoas ao redor do mundo, levando voluntários de mais de 50 nacionalidades diferentes a lutar ao lado dos vários grupos que combatiam as forças franquistas, apoiadas por Hitler e Mussolini. Entre esses voluntários estava Ernest Hemingway (1899 – 1961), que foi enviado à Espanha para cobrir o conflito pelo jornal North American Newspaper Alliance e terminou se aliando às forças republicanas. O resultado dessa experiência foi o livro Por quem os sinos dobram, publicado em 1940.
O norte-americano Robert Jordan, um jovem professor de espanhol membro das Brigadas internacionais que se tornou especialista em explosivos, recebe a missão de explodir uma ponte muito utilizada pelas forças franquistas e que faria parte de um ataque simultâneo à cidade de Segóvia, então em poder do inimigo. Usando como referência a sua participação no conflito, Hemingway usa a história de Jordan para criticar a extrema violência das tropas de ambos os lados.
A condição humana também é abordada, mostrando os personagens se entranhando constantemente e se questionando acerca dos papéis muitas vezes bizarros que tinham de assumir durante as batalhas. Muitos fraquejam ao ver nos inimigos seres humanos como eles. Em 1943, a obra foi adaptada para o cinema, sendo estrelado por Gary Cooper e Ingrid Bergman. A banda Metallica tem uma canção em seu segundo álbum, Ride the lightning, inspirada na obra de Hemingway.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário