quarta-feira, 13 de abril de 2016

As ligações perigosas – Choderlos de Laclos

Choderlos de Laclos, oficial do exército francês, escreveu apenas um livro, o romance epistolar As ligações perigosas, em 1782, causando grande escândalo na nobreza francesa da época. O visconde de Valmont e a marquesa de Merteuil são dois libertinos que passam a vida tentando atrair outras pessoas para as suas vidas dissolutas. Na história narrada por Laclos, traçam planos que, inevitavelmente vão se cruzar. O visconde tentará seduzir a presidente de Tourvel, uma mulher bem casada, fiel ao marido e aos princípios cristãos. Convenientemente, a presidente está passando uma temporada na casa da tia do visconde, o que lhe dará a oportunidade de, através de cartas, seduzi-la e jogar por terra seus princípios puritanos. 
Já marquesa tentará envolver a jovem Cécile de Volanges, uma jovem que foi retirada do convento para casar com um homem bem mais velho por vontade de sua mãe, numa trama em que trairá seu futuro marido. Cécile é apaixonada pelo seu jovem professor de arpa, Danceney, mas aceitará o arranjo da mãe, a conselho da marquesa. No entanto, com a ajuda da dissoluta dama, tentará ficar com o seu amor juvenil, traindo a vontade da sua mãe e seu futuro marido.
Na época do seu lançamento, a obra chocou a alta nobreza pela sua imoralidade e pela crueldade dos personagens, o que rendeu um processo para a o autor. Em 1823, o Tribunal Correcional do Sena mandou destruir “esse escrito perigoso que ultraja os bons costumes”. Em 1988, o livro foi adaptado para o cinema, com Glen Close, John Malkovich e Michele Pfeiffer. No início de 2016, virou uma minissérie da Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário