quarta-feira, 27 de abril de 2016

A tumba e outras histórias – H. P. Lovecraft

Mestre do gênero Terror misturado com elementos fantásticos típicos de gêneros como Fantasia e Ficção Científica, para Howard Phillips Lovecraft a vida é incompreensível ao ser humano e o universo é infinitamente hostil aos interesses do homem. Em A tumba e outras histórias, o autor reúne 13 contos divididos em três partes, sendo a primeira com contos da sua fase adulta; a segunda com os seus primeiros escritos, ainda na adolescência; e a terceira parte traz fragmentos de textos que deveriam, no futuro, se transformar em novas histórias, o que terminou não acontecendo.
O livro começa com o conto que dá título ao livro, A tumba. Nele, o jovem abastado Jervas Dudley conta como desenvolveu uma obsessão pela tumba de uma família no terreno ao ledo da sua casa. Em O festival, o personagem se vê participando de um festival macabro numa cidade fantasma. Ao final, o leitor não sabe se ele realmente viveu aquilo ou tudo foi fruto da sua imaginação.  No terceiro e mais longo conto do livro, Lovecraft usa um personagem real, o ilusionista Holdini, para dá uma aula de história e geografia egípcias e, claro, usa muito do macabro e do sobrenatural para contar sua história. Os contos Ele, Horror em Red Hook, A estranha casa que pairava na névoa, Entre as paredes de Eryx e o Clérigo diabólico vão de fracos a medianos.
Na segunda parte, onde constam os escritos de adolescência de Lovecraft, destaca-se o conto A fera na caverna, que conta a história de um sujeito que se perde do seu grupo durante uma visita a uma caverna. Munido apenas de uma tocha prestes a apagar, ele se afunda cada vez mais na caverna, pressentindo a presença de uma fera misteriosa. Após feri-la e reencontrar o guia, ele terá uma surpresa. Outro conto muito bom dessa parte do livro é O alquimista, que conta a história de uma maldição que atravessa gerações da família do conde Antonie, que terá que estudar feitiçaria e demonologia para escapar do destino que o aguarda.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário