domingo, 13 de março de 2016

Louca por homem – Histórias de uma doente de amor – Cláudia Tajes



Publicado em 2007, Louca por homem – Histórias de uma doente de amor é o sexto livro de Cláudia Tajes. Graça, a personagem que dá razão de ser ao título, é uma daquelas mulheres que acreditam que o amor transforma. No caso dela, essa ideia é lavada ao pé da letra: a cada amor novo, Graça “incorpora” a personalidade do ser amado. Cada capítulo é destinado a um “causo” de Graça. Mas tão hilário quanto as histórias de amor contadas pela personagem são os seus diálogos com os pais, principalmente o pai, que vive tentando “diagnosticar” a filha e sua personalidade volúvel.
O problema começou bem antes dos amores relatados no livro, como Graça diz logo no início: “Acho que começou na sétima série, quando me apaixonei por um canhoto e não tive descanso enquanto não escrevi perfeitamente com a mão esquerda (...). Ou foi antes, lá pelos oito anos, no instante em que percebi que um vizinho mais velho só usava roupas vermelhas. Foi o que bastou para eu ter longas crises de choro cada que minha mãe me ameaçava com um vestidinho rosa, verde ou amarelo (...)”.  
Logo na adolescência, Graça abraçou o judaísmo ortodoxo ao conhecer Moisés, um também adolescente, filho de um rabino. Ao conhecer Afonso, um ex-colega de escola que era conhecido como “Sapato de pato”, Graça se tornou maníaca por higiene. Tornou-se fumante compulsiva com Durval. Despojou-se dos bens materiais ao conhecer Vander, vendedor de loja e estudante de sociologia. E casado. Tornou-se atleta e teve um filho com Carlos, um viciado em atividades físicas que foi para os EUA e nunca mais voltou.
Graça, com os seus amores, é uma metamorfose ambulante.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário