quarta-feira, 2 de março de 2016

Carne viva – Paulo Francis

Acredita-se que Carne viva, último livro de Paulo Francis, tenha sido escrito pouco antes da sua morte, em 1997. Não se sabe em que momento a viúva, a também jornalista Sônia Nolasco, o descobriu. O fato é que ele só veio à tona onze anos após a morte do autor, sendo publicado em 2008. Carne viva não parece ser o terceiro volume da tão sonhada trilogia que Francis queria escrever nos anos 70, iniciada com Cabeça de papel, apenas Paulo Hesse é mencionado de passagem pelo personagem Francisco Guerra, visto durante os protestos estudantis de 1968, em Paris. E aí mora um mistério: Paulo Hesse não tinha morrido em Cabeça de papel?
“Em que mundo vive essa gente? Numa fantasia de fraternidade, que se fosse levada a sério voltaríamos todos à lavoura, ao arado, à carroça de bois.”
Esse é o único “enigma” do livro. No mais, Francis cai no mesmo erro de Cabeça de papel: uma trama artificial que é engendrada com a única finalidade de expor as opiniões do autor sobre o Brasil, os homens, a política. E não é só isso: os diálogos entre os personagens parecem artificias, forçados para atingir o mesmo objetivo da trama, veicular suas ideias. Quando os personagens abrem a boca para falar, parece ser o próprio Paulo Francis quem fala. Para quem gostava de ouvir e ler o jornalista soltando seu veneno contra tudo e todos, Carne viva é a ultima oportunidade.   
“Chega de falar mal do Brasil. Não há países, nações. Há ambientes, pessoas, a maneira que nos conduzimos com nossos amigos, parentes e relações.”
E a ideia que Francis nos passa no livro é que a humanidade caminha para a barbárie política, moral e de costumes. O banqueiro Francisco Guerra, casado com a fútil Bebete, tem um caso amoroso com a cunhada, Maria Clara. Além disso, vive um triângulo amoroso com a aristocrática Bea e o filósofo Beau, no universo da elite financeira e cultural do Rio de Janeiro. Ao final do livro, as ruínas de uma casa destruída por um incêndio é emblemática, conduzindo o leitor à uma ideia de que “todas as paixões destrutivas pareciam gastas”.
“Morar na cidade (do Rio de Janeiro) era como viver no paraíso, depois da queda”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário