quarta-feira, 9 de março de 2016

As pernas de Úrsula e outras possibilidades – Cláudia Tajes

Gaúcha de Porto Alegre em 1963, a redatora publicitária, colunista de jornal, roteirista e escritora Cláudia Tajes é especialista em fazer rir. Estreou na literatura em 2000 com Dez (quase) amores e, dezesseis anos depois, tem nove livros publicados. As pernas de Úrsula e outras possibilidades, de 2001, é seu quarto livro. Nele, Tajes assume o papel de homem através do personagem-narrador Eduardo, um professor de literatura, casado há quinze anos com Alice e tem um filho, o bebê L.
Tudo ia muito bem até que, num restaurante em que Eduardo e sua família se reuniam com amigos, ele se depara com um belo par de pernas que passeia entre as mesas. "E enquanto o Bebê L. seguia urrando pela chupeta perdida, eu via as pernas da mulher passando tão perto que poderia alcançar com a mão, se quisesse. Ou se Alice não fosse se incomodar, o que me pareceu uma possibilidade bastante remota. (...) Não poderia haver melhor desculpa para ir até a porta do restaurante, dar mais uma olhada nas pernas e sua dona. E eu fui."
Embevecido pela visão, Eduardo vai fazer de tudo para conhecer a proprietária daqueles bem tornados membros inferiores, inclusive usar o beber L. Ao alcançar seu intento, Eduardo vai tentar manter um relacionamento clandestino com a legítima proprietária das pernas (Úrsula) e preservar seu casamento. Sem muitas habilidades para uma vida clandestina, Eduardo vai cometer todo tipo de besteiras.
O grande mérito de Cláudia Tajes é abordar temas como infidelidade conjugal, mazelas cotidianas e dramas existenciais com um humor ora fino, ora escrachado. Tudo isso sem deixar de ser uma boa literatura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário