domingo, 27 de março de 2016

A senhorita Simpson – Sérgio Sant’Anna

Publicado originalmente em 1989, A senhorita Simpson é o 11º livro do escritor carioca Sérgio Sant’Anna. Coletânea de seis contos e a novela que dá título à obra, esse livro confirma a principal característica do autor: a narrativa curta, apesar de ter na carreira quatro romances e uma peça de teatro. Outra característica de Sérgio Sant’Anna se sobressai, principalmente na novela A senhorita Simpson: a sua incansável obstinação em menosprezar as formas romanescas, a exemplo de Simulacros, romance de 1977 sobre o qual falei no post anterior.
Na novela A senhorita Simpson o assunto é o choque de valores entre a protagonista, a professora de um curso de inglês; e seus alunos, profissionais, na maioria das vezes, mal sucedidos tanto em casa como no trabalho. O narrador é Pedro, funcionário do Tribunal de justiça que é expulso de casa quando a esposa descobriu seu caso com a empregada Lucélia. Pensando em ir morar com Lucélia, es decepciona ao descobrir que ela tem um namorado e que fazia com ele apenas sexo casual.
Ao matricular-se no curso de inglês, conhece a senhorita Simpson, professorinha sobrevivente de Woodstock, na casa dos 40 anos e costuma ter envolvimentos ocasionais com seus alunos. Por um arranjo dos colegas de curso, Pedro se envolve com a professora. No entanto, a frieza dela no dia seguinte faz com que Pedro passe a encarar as relações amorosas de forma diferente. Daí em diante, Pedro se envolve com várias mulheres, inclusive a esposa de seu pai, até voltar para o casamento, onde descobre que sua esposa tem um envolvimento com a nova empregada, Ana.
O envolvimento de Pedro com cada mulher representa uma mudança de percepção da vida, até voltar para o casamento e encara-lo de outra forma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário