domingo, 29 de novembro de 2015

Fim – Fernanda Torres



 Primeiro livro da atriz Fernanda Torres (depois dele, já publicou um livro de crônicas, Sete vidas, em 2014), Fim, publicado em 2013, é uma incursão no submundo masculino da meia idade. Segundo a própria autora, é “um livro de macho”. Álvaro, Silvio, Neto, Ciro e Ribeiro são amigos cariocas que já passaram das suas fases áureas, estão naquela altura da vida em que o Viagra e o remédio contra hipertensão substituem o cachorro como melhores amigos do homem.
O humor que estamos acostumados a ver na atriz em seus trabalhos na TV e no cinema aparece logo no primeiro capítulo do livro, intitulado Álvaro, um velho ranzinza e rabugento que vocifera contra desde as  coisas mais banais do dia a dia até contra a humanidade. E isso é só começo de histórias hilárias dos cinco amigos que viveram intensamente no ápice da vida e que agora se encontram às vésperas da morte. E cada capítulo começa no momento que precede a morte de cada um deles.
Fim fala sobre morte e velhice, mas longe de ser um melodrama, é uma celebração da vida que esses homens levaram. Mostra o impacto à longo prazo de pequenas e grandes escolhas feitas na juventude, mas não se ver tristeza na velhice dos personagens, apenas nostalgia. Digamos que eles estão vivendo uma ressaca terminal de quem tentou fugir de uma vida banal. Uma boa estreia!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário