quarta-feira, 4 de novembro de 2015

As duas guerras de Vlado Herzog – Audálio Dantas

Sempre que escuto falar no jornalista Vladimir Herzog, me vem a cabeça aquela fotografia em que o corpo do jornalista aparece pendurado numa grade da janela de sua cela com os joelhos dobrados, tocando o chão. O livro do jornalista e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Audálio Dantas, As duas guerras de Vlado Herzog – Da perseguição nazista na Europa à morte sob tortura no Brasil, serve para humanizar o jornalista morto no DOI-CODI em 1975. Audálio transforma Herzog na pessoa que ele realmente era e não num personagem cuja morte, para muitos, deu início ao processo que culminou com o fim da Ditadura Militar no Brasil.
O livro começa com a perseguição nazista aos Herzog na Iugoslávia, o refúgio na Itália e a posterior vinda para o Brasil, onde o jovem Vlado se adaptou tão bem a ponto de adotar a terra que o acolheu como seu país natal. É aqui no Brasil que ele vai descobrir seu interesse pela literatura, o teatro e o cinema, mas, sobretudo pelo jornalismo, chegando a ser diretor da TV Cultura.
Em paralelo a vida pessoal e profissional de Herzog, o autor relata as tentativas dos militares linha-dura de recrudescer as ações de repressão aos grupos de oposição num momento em que o então general-presidente, Ernesto Geisel, adotava, pelo menos publicamente, uma postura de abertura “lenta, gradual e segura” do regime. Vlado vai ser vítima de um desses grupos linha-dura, encastelado no DOI-CODI de São Paulo, que entre setembro e outubro de 1975 promoveram uma verdadeira caçada aos jornalistas “subversivos”.
Um livro com linguagem acessível a todos que gostam de história e querem conhecer a verdade sobre a Ditadura Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário