quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Menina de ouro – F. X. Toole

F.X. Toole, pseudônimo de Jerry Boyd, viveu durante 40 anos no mundo boxe e durante todo esse tempo escreveu histórias de lutadores, ex-lutadores, treinadores, apostadores, vagabundos e mafiosos, sucessivamente recusadas pelas editoras. Em 2000, prestes a completar 70 anos, foi descoberto pelo agente literário Nat Sobel, que reuniu seus contos no livro Rope Burns (Cordas queimam), aqui no Brasil recebeu o título de Menina de ouro. No entanto, a glória só viria em 2005 com o filme dirigido por Clint Eastwood, inspirado no conto que título à edição brasileira, que ganhou vários Oscars. O problema é que Toole morreu em 2002 sem ver o próprio sucesso.
O livro traz seis contos e uma novela. O conto que deu origem ao filme de Clint Eastwood, Menina de ouro, conta a história de Maggie, uma mulher pobre de 32 anos que decide virar lutadora de boxe. Para isso era necessário convencer o rabugento Frankie Dunn, um treinador conhecido pelos sucessos dos lutadores que treinou, mas que se recusava a treinar meninas. O conto, como todos os outros de Toole, mostram personagens persistentes e determinados a alcançar seus objetivos.
Em Gelo na garrafa, o jovem Perigoso sonha em ser um grande lutador de boxe. Porém, um problema de aprendizado será um empecilho para que alcance seu objetivo. Mas, a despeito desse problema, ele receberá incentivo de todos para se tornar o lutador que tanto almeja ser. A novela As cordas queimam é, de longe, a mais emocionante das histórias contadas por Toole. Um talentoso jovem, que vive numa região violenta dominada por gangues, vê seu futuro como boxeador ameaçado pela violência urbana.
Pena que Toole não viveu o suficiente para ver o seu talento como contador de histórias reconhecido.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário