quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Guantânamo Boy – Anna Perera



Ele é um típico garoto britânico de quinze anos que mora num bairro de classe média, gosta de futebol e vídeo game e tem uma namoradinha na escola. O que o torna diferente, mesmo numa Europa multicultural, é o fato dele se chamar Khalid e ser muçulmano. Filho de paquistaneses, Khalid nunca pensou no país dos seus pais. Para ele, seu país é a Inglaterra e ele não se sente diferente dos demais garotos da sua idade que mora na vizinhança.
Tudo isso acaba com os atentados de 11 de setembro de 2011, quando ser muçulmano na Europa se tornou um fardo perigoso. Em uma viagem ao país dos seus pais, Khalid é preso e acusado de terrorismo em circunstâncias nebulosas. Levado para um campo de prisioneiros no Afeganistão, logo depois é transferido para a prisão de Guantânamo, em Cuba. Começa aí os dois anos de tormento de Khalid e sua busca incansável para provar sua inocência.
Passados 14 anos dos atentados que abalaram o mundo e derrubaram os símbolos do poder econômico dos Estados Unidos, a prisão de Guantânamo ainda é uma realidade e alvo de protestos de setores da sociedade americana. Em Guantânamo boy, quarto romance da escritora britânica Anna Perera, o assunto é tratado com crueza, relatando as privações de sono, as torturas psicológicas, o isolamento e os espancamentos a quem submetidos os presos em Guantânamo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário