quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Súplicas atendidas – Truman Capote



O escritor americano Truman Capote (nascido Truman Streckfus Persons) pretendia que Súplicas atendidas fosse o equivalente de Em busca do tempo perdido, de Marcel Proust, um estudo definitivo da vida dos ricos, uma crítica corrosiva à alta sociedade nova-iorquina . Pretendia, mas não foi o que aconteceu. Inacabado, só seria publicado em 1986, dois anos após a morte do autor. Sucessivamente adiado, os originais nunca foram entregues aos editores pelo escritor. Publicado postumamente, entrou para a galeria dos grandes romances incompletos.
Contrariando os editores, ainda em vida Capote publicou dois capítulos do livro na revista americana Esquire, em meados dos anos 70. As reações não foram das melhores. Muitos dos amigos que se reconheceram entre os personagens deram-lhe as cotas e a alta sociedade o execrou. O medo de ver seus segredos de alcova retratados em livro deixou todos em polvorosa. Capote se transformou no inimigo público número um dos endinheirados.
Quando ele morreu, em 1984, todo o material prometido, e sucessivamente adiado, resumia-se a três capítulos e nada mais foi encontrado. Observa-se que Capote trabalhou cada um dos capítulos como um bloco separado, independente e pronto para publicação. Publicado postumamente, entrou para a galeria dos grandes romances incompletos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário