domingo, 30 de agosto de 2015

Cenas de Nova York & outras viagens – Jack Kerouac


Um livrinho de pouco mais de 50 páginas, apropriado para se ler de um folego só, mas que desnuda o escritor Jack Kerouac e sua maneira de escrever. Assim poderia ser definido Cenas de Nova York & outras viagens, um livro marcadamente pessoal que começa exatamente por uma apresentação do autor feita por ele mesmo. É possível identificar nessa obra o mesmo movimento frenético da sua narrativa presente em outras obras suas.
Depois da auto apresentação, temos Cenas de Nova York, uma descrição de cada rua e beco da cidade. Mesmo sem nunca ter estado em Nova York (É o meu caso!), o leitor se sente passeando com Kerouac pela grande metrópole ou fica com a sensação de já ter estado lá. Melhor do que os relatos sobre a cidade é a citação de vários nomes da literatura e do show business com quem ele conviveu intimamente.
O texto seguinte é Sozinho no topo da montanha, relato feito a partir de sua experiência como vigia de incêndio na Floresta Nacional de Mont Baker, na divisa com o Canadá. Kerouac abandonou a vida agitada e boêmia de Nova York e resolveu se candidatar ao emprego na tentativa de se isolar de todos. Passou três meses numa cabana no meio do nada e o resultado é um texto repleto de reflexões sobre a... solidão.
“Nenhum homem deveria passar pela vida sem experimentar pelo menos uma vez a saudável e até aborrecida solidão em um lugar selvagem, dependendo exclusivamente de si mesmo e, com isso, aprendendo a descobrir sua verdadeira força oculta. - Aprendendo, por exemplo, a comer quando tem fome e a dormir quando tem sono.”
Em O vagabundo americano em extinção, Kerouac expõe seu espírito andarilho, relatando alguns casos da época em que viveu como ”vagabundo”. Por fim, temos um poema chamado Rimbaud, em homenagem ao poeta francês. Como não gosto de poesia, fico por aqui.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário