quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Big Sur – Jack Kerouac

Se a literatura de Jack Kerouac é repleta de heroísmo existencialista, Big Sur pode ser considerado o romance da depressão, o lado dark do escritor. Depois do sucesso de On The Road, de 1958, Kerouac, que já não aliviava no consumo de álcool, passou a ingerir benzedrina e analgésicos em doses industriais, inclusive durante a gestação dos seus livros. No início dos anos 60, atormentado pelo sucesso alcançado pelos seus livros, o autor resolve se isolar de todos numa cabana sem eletricidade do amigo Lawrence Ferlinguetti.
Big Sur, de caráter autobiográfico, lançado em 1962, foi escrito a partir desse isolamento. Escrito em apenas dez dias (On The Road foi escrito em três semanas), mostra o sofrimento da existência caótica de Kerouac, a degradação da sua saúde, a descrença espiritual a não aceitação da condição de ícone de um movimento. Com suas descrições, divagações e alucinações, Kerouac escreve uma obra sonora e poética. E triste! Sim, triste.
Podemos dizer que Big Sur é uma espécie de continuação de On The Road. Enquanto On The Road mostra uma viagem de jovens escritores que, sem grana, só queriam conhecer o mundo e as pessoas para servirem de combustível para seus escritos, Big Sur mostra um escritor atormentado pelo sucesso, com a saúde mental e física em decadência e buscando nos seus conflitos internos combustível para escrever.
Mas Kerouac é Kerouac. E o livro é sensacional. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário