terça-feira, 11 de agosto de 2015

Almoço nu – William S. Burroughs -



O que dizer de Almoço nu? É um livro brutal, obsceno e desconcertante, nas melhores acepções dos termos, se é que vocês me entendem. Eu não entendi! Mas apreciei. E Almoço nu não é para ser entendido, apenas apreciado. O próprio Burroughs resume: “Não tenho lembrança precisa de ter escrito essas notas que agora são publicadas sob o título Almoço nu”. E não tem como lembrar. Ele confessa que escreveu a obra encharcado de doses industriais de todos os tipos de narcóticos disponíveis.
Apesar de mais velho e de origem aristocrática, Burroughs fez parte da geração Beat, ao lado de escritores como Jack Kerouac e Allen Ginsberg, lutando por uma nova literatura, liberdade de expressão e contra o moralismo capitalista. Antropólogo e psicólogo de formação, casou e teve filhos, mas encontrou a sua verdadeira paixão nos narcóticos, se tornando desde então, Willian Lee, seu alterego também drogado e de sexualidade duvidosa.
Escrito de forma desordenada numa quarto de hotel no Marrocos por um autor auto exilado, Almoço nu é um arrazoado de ideias esparsas abortadas por uma mente encharcada de entorpecentes. Na verdade, a obra pode ser lida como sendo cada parágrafo um texto a parte. Ou leia como quiser! O fato é que se você é muito sensível não leia esse clássico da literatura marginal.
   Só para ter uma ideia, um pequeno trecho do livro:
“Um sentinela fardado com um uniforme de pele humana, casaco negro e lustroso com botões de dentes amarelos e cariados, camisa elástica de reluzente morenice indiana, calças largas de bronzeado nórdico adolescente, sandálias feitas com as solas dos pés cheias de calos de um jovem agricultor malaio, um xale cinza-pardo envolto no pescoço e enfiado na camisa. (Cinza-pardo seria o tom obtido se fosse possível espalhar cinzas sob uma pele morena. É por vezes encontrado em mestiços de negro e branco; quando a mescla não é muito bem-sucedida, as cores separam-se como óleo e água...).”

Nenhum comentário:

Postar um comentário