segunda-feira, 6 de julho de 2015

Esmola para o mendigo letrado

No último dia 30, a Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou o Projeto de Lei 58/2015 de autoria do deputado Ribamar Araújo (PT), que estabelece o desconto de 50% para professores na compra de ingressos em teatro, cinemas e eventos culturais e esportivos. Na sua justificativa, o deputado enfatizou que isso era o “mínimo” que poderia ser feito pelos profissionais em educação. É deputado, é o mínimo e desnecessário a ser feito. Quando não se quer resolver um problema, inventa-se uma esmola. Isso mesmo! Não se pode interpretar isso de outra forma. É mais uma medida que somente reforça esse “coitadismo vitimista” com que muitos professores gostam de ser tratados.
Digo isso por que me custa acreditar que muitos professores tenham comemorado essa “conquista”. Só acredito por que a categoria costuma comemorar esse tipo de “avanço”. E exemplos não faltam! Durante muito tempo estado e prefeituras ofereceram pós-graduação “de grátis” para os mendigos letrados. Mas se queriam fazer tinha que ser aos sábados depois de uma semana inteira em sala de aula. É pegar ou largar! Muitos pegaram felizes da vida. Sair de sala de aula para se aprimorar e deixar os alunos “desamparados” nem pensar.
Para acabar com o grande número de professores que tinham apenas o ensino médio foi instituído um programa chamado de PROHACAP (Programa de Habilitação e Capacitação de Professores Leigos), parceria das prefeituras e estado com a Universidade Federal de Rondônia. Para se capacitar mais uma vez “de grátis”, os professores teriam que participar das aulas aos sábados, depois de uma semana de aulas, para que nossos “pimpolhos” não se sentissem desamparados e com saudade dos seus mestres. Foi uma felicidade só! Os nossos governantes por estarem “valorizando” nossos professores. Os professores por estarem sendo “valorizados”.   
Enquanto isso, um deputado federal rondoniense custa, em média, R$ 1.000,00 (mil reais) por dia aos cofres públicos. O equivalente à metade do que um professor leva um mês para receber. Isso é que é valorização! Enquanto isso, vereadores viajam e chegam a receber quase R$ 5.000,00 (cinco mil reais) em diárias. O dobro do salário de um professor. Nunca me senti tão valorizado! Recentemente, o Governo do estado fez uma “reforma” administrativa criando mais 282 funções gratificadas. Não custa nada lembrar que o governador relutou em dá uma gratificação de 10% aos professores alegando que não tinha dinheiro. É muita valorização!
Mas não há do que reclamar! Enquanto nossos governantes ganham o suficiente para frequentar espetáculos culturais na Broadway ou em outras paragens mais sofisticadas, nós recebemos a esmola que nos permite assistir um filminho no shopping, um jogo do Genus no Aluizão ou algum espetáculo no teatro sem o “habite-se”.  
Reclamar do que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário