terça-feira, 31 de março de 2015

Perdemos a humanidade


Um dia cheguei a pensar que o que diferenciava o ser humano dos demais animais era a capacidade de pensar racionalmente, a capacidade de se emocionar ou de se sensibilizar. A foto da pequena Hudea, de 4 anos, nos mostra que fracassamos como seres humanos, não passamos de mais uma espécie animal sobre a terra, talvez um pouquinho pior do que as outras espécies.
O fato de eu não gostar da companhia de pessoas chocava alguns, que achavam um exagero o desprezo que eu nutria (e ainda nutro) pela maioria dos humanos (esmagadora maioria). A pequena Hudea com seus bracinhos levantados e mãozinhas fechadas acima da cabeça mostra que eu estava (e ainda estou) certo. O ser humano não vale a pena.
Quem me conhece sabe que sou meio “ogro”, insensível, durão. Poucas coisas me comovem. Os lábios contraídos e os olhinhos temerosos da pequena Hudea, fitando a câmera do fotógrafo turco Osman Sağırlı me comoveram. Comoveram um velho “ogro” até leva-lo às lágrimas. Somente a pequena Hudea para derramar lágrimas de olhos tão áridos.
A pequena Hudea foi clicada em dezembro passado num campo de refugiados na Síria. Quando o fotógrafo turco sacou sua máquina para clica-la, a pequena Hudea pensou tratar-se de uma arma e se “rendeu”. A foto se tornou viral na Web e mostra como a brutalidade de uma guerra em nome do poder e da religião destrói a inocência de crianças, que desde a mais tenra idade já sabe o significado e a inutilidade de uma rendição.  
Somente a pequena Hudea para nos mostrar que a humanidade fracassou.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário