segunda-feira, 9 de março de 2015

A transformação de cérebro em gelatina

Causou preocupação em alguns o vídeo em que aparecem jovens da Igreja Universal marchando em um templo da igreja sob o comando de um pastor. São os Gladiadores do Altar, um grupo de jovens treinados para marchar pateticamente aos moldes militares cuja missão, segundo a Igreja Universal, é apenas buscar novas almas para a igreja. Mas, a despeito das explicações dos pastores salvadores de almas perdidas, alguns falaram logo em “milícia”, outros em “fundamentalismo cristão”, outros ainda em “perseguição de ateus e homossexuais”.
Não acredito em nada disso! Não que os nobres irmãos evangélicos não acalentem o sonho de impor seu modus vivendi a toda a sociedade. Um modus vivendi sem graça, diga-se, onde não se bebe, não se fuma, não se faz uma sacanagenzinha além de um insípido papai e mamãe visando fazer rebentos. Não acredito nesse clima de guerra e perseguição religiosa por que o brasileiro é frouxo. Nem a doutrinação dos pastores arranca o brasileiro do seu medo. Brasileiro tem medo até de bombinha de São João. Tiro de fuzil então tem o poder de laxante nos sensíveis intestinos tupiniquins.
E não me venham falar em tradição pacífica do brasileiro. Isso é eufemismo para frouxidão! Brasileiro é acomodado. Se as contas estiverem mais ou menos em dia; o seu time estiver entrando em campo, mesmo que perdendo; e o assassino da novela das oito estiver sendo desmascarado está bom demais. Para esses “guerreiros” do altar a coisa é bem simples: se estiver empunhando sua Bíblia ensebada e envergando seu terno naftalinado todo final de semana a salvação está garantida e o Brasil que se dane.
Não que eu ache isso ruim. Não gosto de guerras e é patético um bando de barbudos ficarem trocando tiros em nome de um deus que nem eles nem ninguém (nem mesmo o próprio deus) sabem se existe. O que me preocupa nisso tudo não é a possibilidade de uma guerra em terras abaixo do equador, mas a transformação de jovens imberbes em imbecis, a transformação de cérebros em gelatinas insípidas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário