quarta-feira, 30 de julho de 2014

Os varões assinalados – Tabajara Ruas



Quem lê Os varões assinalados, do gaúcho Tabajara Ruas, tem a impressão que a autor cavalgou ao lado do exército farroupilha. Com uma riqueza de detalhes assombrosa, as cenas de batalhas são memoráveis e cheias de emoção. Como diz o próprio autor, a sua intenção era escrever um livro de ação, não um épico. Conseguiu os dois!
A partir de anotações extraídas de documentos oficiais, notadamente do lado perdedor, Tabajara Ruas faz uma revisão da mais longa guerra civil da história do Brasil, a Guerra dos Farrapos, quando estancieiros gaúchos se sublevaram contra o governo central e proclamaram uma república no sul do país.
Enfatizando as várias trajetórias de cada um dos líderes do movimento, o autor não os absolve muito menos os condena. Restringe-se a redimensionar alguns desses personagens, como o general Antônio de Souza Netto, grande estrategista militar, segundo homem na hierarquia militar do movimento e responsável pela proclamação da República Rio-grandense.
As diferenças entre os líderes eram tamanhas que nem todos eram separatistas e republicanos. O próprio líder do movimento, Bento Gonçalves, era monarquista, mas isso não impediu a proclamação da república. Os varões assinalados está entre os maiores clássicos da literatura gaúcha. Eu diria mais: esse livro deveria ser colocado entre os maiores clássicos da literatura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário