quarta-feira, 9 de julho de 2014

O idiota – Dostoievski



Acossado por dívidas de jogo e em meio a crises de epilepsia, viagens e perturbações nervosas, Dostoievski escreveu O idiota em quatro meses, entre os anos de 1867 e 1868, publicando-o em 1869. A despeito dos percalços que enfrentava, o escritor russo conseguiu escrever mais uma obra-prima, a exemplo dos seus outros livros. No caso de O idiota, Dostoievski conseguiu reunir no seu protagonista, o príncipe Míchkin, características de personagens como Cristo e Dom Quixote.
Depois de alguns anos se tratando na Suíça, Míchkin retorna à Rússia para receber uma herança. Já no trem que o trazia de volta ao país natal, o príncipe conhece aquele com quem travará uma relação de amor e ódio por toda a trama, Parfion Rógojin, que tem uma paixão doentia pela bela Nastássia Filíppovna, por quem Múchkin também se apaixonará. Toda a trama de O idiota gira em torno desses três personagens e das três belas filhas do General Ivolguin.
Dostoievski usa o príncipe Míchkin para tecer críticas à sociedade russa do século XIX, que tinha uma aristocracia falida, mas cheia de pompa, vivendo de aparências, pois não tinha mais recursos para sustentar os luxos que tivera no passado e que ainda tentava mostrar que tinha. Em uma sociedade (no caso, a russa do século XIX) corrompida pelo individualismo e pelo egocentrismo, a bondade do príncipe Míchkin é vista como um sintoma de idiotia, no seu significado patológico. Uma obra-prima, considerada pelo crítico americano Harold Bloom como um dos Cânones Ocidentais, ao lado de Crime e castigo e Memórias do subsolo   

Nenhum comentário:

Postar um comentário