quarta-feira, 25 de junho de 2014

Um conto de duas cidades – Charles Dickens



Lançado originalmente em 1859, Um conto de duas cidades é considerada pelo próprio autor sua maior e melhor criação. Com um profundo realismo e precisão histórica, a trama começa um pouco antes da Revolução Francesa e vai até a Era do Terror, época em que milhares de pessoas foram executas por serem nobres ou por suspeitas de atitudes contrarrevolucionárias.  As duas cidades a que se refere o título são Londres e Paris, uma a cidade natal dos Manette, a outra a cidade para onde fogem para fugir da Revolução.
O doutor Menette passou 15 anos preso na Bastilha e, logo depois de solto, é resgatado da França e levado para Londres, onde vive a sua filha. No entanto, os anos de prisão afetaram gravemente sua saúde mental. Tempos depois, seu genro de ver na necessidade de retornar à França em plena Era do Terror, que implicava em grande risco, pois morar fora da França era interpretado pelos radicais franceses como uma traição.
Com a prisão do genro, o doutor Manette, a família e muitos amigos se veem obrigados a ir para a França na tentativa de libertá-lo. Esse fato é usado por Dickens para explorar minuciosamente o momento histórico pelo qual passava a França. Uma obra densa e com forte teor histórico-realista. Uma obra para ler e guardar na estante...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário