segunda-feira, 23 de junho de 2014

Cinema nacional: Pelé eterno

Em tempos de Copa de Mundo no Brasil, nada mais apropriado do que falar de Pelé. Refiro-me tão somente ao atleta, o jogador de futebol genial, mesmo por que quando vemos a vida do Edson Arantes do Nascimento, o cidadão, sua trajetória é reprovável. E o filme Pelé eterno (2004), do diretor Aníbal Massaini se atem somente ao atleta para não passar pelo constrangimento de falar sobre o cidadão.
E como atleta, os números Pelé impressionam: em 21 anos de carreira fez 1281 gols em 1375 jogos; em 129 desses jogos, marcou três ou mais gols; foi artilheiro do campeonato paulista por dez anos; venceu três Copas do Mundo, dois mundiais de clubes e nove campeonatos paulistas. Acha pouco? Pelé não é apenas número: chutava com as duas pernas, era bom cabeceador, driblava muito bem, cobrava falta e pênalti como ninguém, era veloz com a bola nos pés, dava assistência e sabia provocar os marcadores. Em suma: um jogador completo.
Se alguém me perguntasse se algum outro jogador de futebol se aproximou de Pelé em qualidades, eu diria que o falecido Denner, que morreu em 1994 no início da carreira, poderia chegar próximo do que Pelé foi. Maradona? Cristiano Ronaldo? Messi? Neimar? Pernas-de-pau perto do “atleta do século”.
O filme demorou cinco anos para ser concluído e inclui depoimentos de ex-atletas que jogaram contra e a favor de Pelé, além de jornalistas esportivos. Há imagens restauradas e recriações de fatos e jogadas que marcaram a sua história, como o gol de placa marcado no Maracanã e o gol que o próprio Pelé considera o mais bonito da sua carreira, marcado quando ele tinha apenas 19 anos contra a Juventus da Rua Javari.
Como atleta, Pelé conseguia o inusitado, como a expulsão do árbitro que o expulsou. Não entendeu? Numa excursão da Santos pela Colômbia, um juiz expulsou Pelé de campo. A torcida, que havia pago ingresso para vê-lo jogar, quase botou a estádio abaixo até o Juiz ser substituído por outro e Pelé voltar a campo.
Esqueçam o Pelé extracampo e assistam Pelé eterno, o filme sobre o verdadeiro e único fenômeno do futebol, a lenda que colocou a bola e o mundo a seus pés.


Nenhum comentário:

Postar um comentário