segunda-feira, 9 de junho de 2014

Cinema nacional: Marcelo Yuka no caminho das setas



O título vem de um conselho dado pelo poeta Waly Salomão ao ex-baterista do Rappa: “Siga as setas. Aquelas que estão debaixo do seu nariz". Que se vê em Marcelo Yuka no caminho das setas (2011), dirigido por Daniela Broitman, é que Marcelo continua procurando essas setas e seguindo-as sempre que se depara com elas.
Marcelo Yuka, então baterista do Rappa foi baleado com nove tiros, em 2000, numa tentativa de assalto. De lá para cá, sua vida virou de cabeça para baixo, o que não é para menos. Deixou o Rappa (o filme mostra que ele foi demitido pelos colegas da banda) e formou uma nova banda, F.U.R.T.O., buscou se engajar nas mais variadas causas, dos índios aos sem-tetos, em suma, buscou uma nova razão para seguir vivendo após se tornar para plégico.
Não se pode afirmar que o documentário não aja com honestidade. Quem assiste vai ver o constrangimento dos membros do Rappa ao admitirem que o dinheiro foi a razão para a “demissão” de Marcelo Yuka da banda. Vai ver também a amargura do músico ao se ver sem os movimentos das pernas, algo perfeitamente compreensível. Imperdível não apenas para os fãs de Yuka, mas para quem gosta de música.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário