segunda-feira, 16 de junho de 2014

Cinema nacional: Eles voltam

O filme Eles voltam (2012), dirigido pelo diretor brasiliense (radicado em Recife) Marcelo Lordello, começa com uma cena inusitada: dois adolescentes (os irmãos Cris e Peu) são largados na beira de uma estrada pelos próprios pais. O motivo? Foi um castigo por estarem brigando dentro do carro. É razoável acreditar que, após tão rigoroso castigo, o carro da família retornasse e recolhesse os adolescentes brigões. Não é o que acontece!
Peu resolve ir até um posto de gasolina próximo em busca de ajuda e também não retorna. Cris (Maria Luiza Tavares) está só. Aos doze anos, perdida no meio do nada, a adolescente se vê obrigada a tomar as próprias decisões na tentativa de retornar ao lar.  Adolescente de classe média, Cris se vê dependente de pessoas de condição social inferior à sua, com quem, até então, não tinha contato.
O retorno ao lar se mostrará um trajeto transformador e libertador para a pequena Cris, quando ela descobrirá um universo completamente novo, até então inexistente no seu mundo classe média. Eles voltam é um filme de sutilezas que nos encanta e nos comove acerca desse mundo de abismos sociais que criam um fosso inundado de preconceitos entre as pessoas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário