quarta-feira, 28 de maio de 2014

Rum: Diário de um jornalista bêbado – Hunter S. Thompson



Hunter S. Thompson foi um jornalista norte-americano, nascido em 1937,  que criou um estilo jornalístico chamado jornalismo Gonzo, em que o narrador se mistura profundamente com a ação, confundindo realidade e ficção. Em 1960, Thompson foi enviado para Porto Rico para trabalhar numa revista de esportes, viagem que lhe serviu de inspiração para sua primeira obra no campo da ficção, Rum: Diário de um jornalista bêbado, publicada apenas em 1998 e no Brasil apenas em 2005.
Com uma pegada beat, nesse livro Thompson descontrói o mito de que o jornalismo é uma profissão glamorosa, excitante, divertida e revolucionária. Fazendo jus ao seu estilo, o livro  é narrado em primeira pessoa e conta a história de Paul Kemp, que vai trabalhar em Porto Rico, no final da década de 50, em um jornaleco à beira da falência. Enquanto Lida com todo tipo de intelectuais marginais, os refugos do jornalismo, kemp se encharca de rum, faz entrevista com emissários do imperialismo ianque e se esbalda no carnaval da ilha de São Tomás.
Com pais alcoólatras, Thompson iniciou sua carreira jornalística ainda quando servia na Força Aérea. Durante o período em que cursou jornalismo na Universidade de Colúmbia, levou uma vida inspirada no Movimento beat, que também influenciaria sua escrita. Thompson se matou em 2005 com um tiro de espingarda na cabeça. Deixou um bilhete em que se mostrava deprimido e se queixava de terríveis dores na bacia, consequência de uma cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário