quarta-feira, 9 de abril de 2014

Salamina – Javier Negrete

No século V. a.C., o poderoso império persa pretende destruir a Grécia e cabe à incipiente democracia ateniense enfrentar o desafio de derrotar o até então indestrutível exército de Xerxes. Esse é o ponto de partida de Salamina, do escritor espanhol Javier Negrete. A Pérsia, governada pelo temido Xerxes, era a maior força bélica da época, já tendo ganho batalhas épicas como Maratona e Termópilas, enquanto Atenas passava por uma incipiente experiência no campo político, instaurando uma democracia, algo estranho em um mundo onde a origem do nascimento era fundamental para a posição do indivíduo na sociedade. 
É nesse contexto que surge Temístocles, um aristocrata e estrategista que toma para si a árdua tarefa de vencer o poderoso Xerxes. Temístocles, que é um personagem histórico, é o herói e a coluna de sustentação da trama, para quem toda a trama converge. Diante da invasão persa, ele opta por enfrentar o inimigo na Baía de Salamina, contrariando todos os outros estrategistas gregos. Para ele, a desvantagem ateniense só poderia ser compensada pelo fator geográfico que a Baía de Salamina oferecia, o que de fato aconteceu.
A reconstituição histórica feita por Javier é perfeita. Através da sua narrativa é possível ao leitor percorrer ambientes como as cidades de Atenas e Babilônia, observar as estratégias dos exércitos persa e ateniense para derrotar o inimigo, como também compreender como funcionavam as sociedades antigas, com sua estrutura social rígida. Um livro não apenas para quem trabalha com a história, mas todos aqueles que gostam de estudar e entender as civilizações da Antiguidade.    



Nenhum comentário:

Postar um comentário