quarta-feira, 30 de abril de 2014

Mulheres! – David Coimbra

Que o tema “mulheres” é suficiente para se escrever um compêndio infinito não se tem dúvidas. Agora adicione a esse tema outro, “homens” e se terá o dobro de argumentos para se escrever não apenas um compêndio infinito, mas vários compêndios infinitos. A relação homem/mulher é assunto suficiente para crônicas, contos, romances, trilogias, enciclopédias e qualquer coisa volumosa composta por incontáveis páginas. Ambos não sabem viver separados, tampouco conseguem viver juntos sem dá início a discussões infindáveis sobre os mais variados temas.
Esse é o ponto de partida de Mulheres! Do jornalista gaúcho David Coimbra. São contos e crônicas publicadas no Jornal Zero Hora entre os anos de 2003 e 2005, tendo como núcleo não apenas a mulheres, como o tema sugere, mas a sua relação com seu maior “desafeto”, o homem. Com um indefectível bom-humor, David se debruça sobre os mais variados perfis de mulheres, das mais novas às mais velhas, das mais novas às mais conservadoras, das bem-sucedidas às nem tão bem-sucedidas assim.
A mulher é aquele espécime de ser vivo que faz a pergunta, ela mesma responde, mas nunca está satisfeita com a resposta. E David Coimbra trabalha com essa característica tipicamente feminina com maestria, a tal ponto que o leitor fica na dúvida se está lendo um conto ou a história verídica de algum exemplar com quem conviva. Com histórias curtas, o livro é divertidíssimo e um ótimo passatempo. Ou quem sabe não sirva de referência bibliográfica para o estudo do ser feminino? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário