segunda-feira, 7 de abril de 2014

Cinema nacional: Caixa 2

Baseado na peça homônima de Juca de Oliveira, Caixa 2 (2007), do diretor Bruno Barreto, traz temas de uma atualidade inegável, como ética, corrupção e desemprego. O texto foi adaptado para o cinema pelo roteirista Márcio Alemão, que conseguiu deixar o texto bem cinematográfico, sem resquícios da sua origem teatral. No entanto, para um filme que se propõe ser uma comédia, o roteiro derrapa na grande quantidade de ambientes em que se passa a história, além dos dois cenários principais, o que interfere no ritmo do longa.
A trama se desenrola em dois núcleos. No primeiro deles o banqueiro Luiz Fernando (Fúlvio Stefanini) recebe R$ 50 milhões fruto de uma transação ilícita. Para pôr a mão na bagatela, precisa de um laranja e a escolhida é sua secretária Ângela (Giovana Antonelli). No entanto, por um engano que só acontece em filmes de comédia pastelão, o dinheiro é depositado na conta errada. E aí vamos para o outro núcleo.
O dinheiro é depositado na conta da professora honesta e trabalhadora Angelina (Zezé Polessa) esposa do dedicado bancário Roberto (Daniel Dantas), que foi demitido com mais outras 500 pessoas do banco de Luiz Fernando por causa da informatização da empresa. Angelina também é mãe do namorado de Ângela, o universitário estudioso Henrique (Tiago Fragoso).
A grande discussão ética é se os honestos devem devolver o dinheiro de origem duvidosa aos desonestos. Um filminho divertido que, se for apenas para passar o tempo, vale a pena assistir... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário