quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Tudo o que tenho levo comigo – Herta Müller

Quando a escritora Herta Müller foi agraciada com o prêmio Nobel de Literatura, em 2009, o leitor brasileiro não via motivos para isso, afinal, até então, somente um livro da autora havia sido publicado no Brasil. Com a publicação no Brasil de Tudo que tenho levo comigo, mais em consequência do prêmio, o leitor brasileiro viu que o Nobel era mais do merecido. Tudo bem que a Academia sueca leva mais em consideração as posições políticas do que a produção literária dos seus laureados, mas no caso de Müller, que tem um histórico de perseguições políticas em seu país, o que a obrigou a fugir para a Alemanha, o prêmio também se justifica pela sua produção.
Herta Müller nos mostra que as barbaridades não acabaram com a derrota nazista ao fim da Segunda guerra Mundial. Os russos, com a justificativa de punir os alemães pelos crimes cometidos durante a guerra, começam a perseguir a minoria alemã que vivia na Romênia, então sob domínio russo. Leo Auberg, narrador do livro, é um adolescente que pertence a essa minoria, que é mandado para um campo de trabalhos forçados para expiar os crimes nazistas. A vida de Leo não era nada fácil: de origem alemã, etnia perseguida pelos russos; e homossexual, prática criminalizada no país que outrora fora dos czares.
Um enredo que não teria nada de excepcional se não fosse a capacidade da autora de criar imagens, como a do Anjo da Morte, uma “entidade” que decide que vai morrer e quem vai viver dentre aqueles prisioneiros que viviam numa situação limite, golpeados pela fome, pelo frio e pelos trabalhos exaustivos. Um livro quase biográfico, pois foi baseado em relatos de sobreviventes desses campos, entre eles a mãe da autora que, como Leo Ausberg, passou cinco anos numa campo de trabalhos forçados. Um livro que justifica o prêmio.        


Nenhum comentário:

Postar um comentário