quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Sursis – Jean-Paul Sartre

A segunda parte da trilogia Os caminhos da liberdade, do escritor francês Jean-Paul Sartre, escrito em 1947, não é um romance sobre a guerra, mas um romance sobre a sombra da guerra, que se avizinha depois da assinatura do Acordo de Munique, pelo qual Inglaterra, França e Itália concordam em entregar a Tchecoslováquia aos alemães. Toda a história se passa exatamente nos oito dias que antecedem a assinatura do Acordo e a tensão é visível na narrativa e nos diálogos entre os personagens.
Todos os personagens do volume anterior da trilogia estão presentes e, mais uma vez, a liberdade é centro da discussão. Em Sursis, a liberdade individual é ilusória, estando subordinada aos acontecimentos políticos, ao curso da história. Cada grupo político da época, pacifistas, belicistas, a burguesia, os letrados, os analfabetos, vão buscar a sua liberdade de acordo com o que as circunstâncias políticas lhes oferecem, seja se alistando, seja desertando ou protestando contra a guerra.
O fascinante no livro é o caos na narrativa, uma mistura de histórias de cerca de 12 narradores, o que dá uma ideia do caos vivido pelos europeus nos momentos que antecedem a segunda Guerra Mundial. Esse caos e a tensão vividos pelos personagens transpassam as páginas de Sursis e chegam ao leitor. Um livro fantástico! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário