quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Com a morte na alma – Jean-Paul Sartre

Em Com a morte na alma, terceiro e último romance da trilogia Os caminhos da liberdade, do filósofo francês Jean-Paul Sartre, escrito em 1949, a guerra é uma realidade. A França está ocupada pelos alemães em junho de 1940 e os personagens construídos no primeiro volume, A idade da Razão, que representam a consciência conflituosa e multifacetada da própria Europa no segundo volume, Sursis, agora amargam a realidade de uma França vencida e entregue aos nazistas.
O livro é o relato de três personagens: Mathieu, um professor de filosofia num batalhão de soldados pouco instruídos que não sabem o que fazer quando são abandonados pelo general; Daniel, homossexual que tem como objeto de desejo um jovem poeta que tenta o suicídio; e Brunet, comunista preso num campo de concentração, que mesmo entregue à fome e ao abandono, não desiste das suas ideias.   
A ideia principal do livro de Sartre é mostrar que a história é mais forte do que o ideal burguês de liberdade da cada um. E num estado de guerra em que o seu pais é invadido os personagens percebem a necessidade de suspensão desses princípios individuais, com a dissipação dos egos. Ao mesmo tempo em que esses mesmos personagens tomam consciência da dignidade da resistência individual à ocupação alemã. Complicado, não? Mas faça um esforço que vale a pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário