segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Cinema nacional: Herbert de perto

O músico Herbert Vianna, vocalista da banda Paralamas do Sucesso é, indiscutivelmente, um dos ícones daquele movimento musical que ficou conhecido como “Rock dos anos 80. Mas o documentário Herbert de perto (2009), dirigido pela dupla Robert Berliner e Pedro Bronz,  não é um filme apenas sobre Herbert, mas sobre a banda toda, e não mostra apenas a trajetória de um ídolo, mas a fantástica história de superação pessoal de um trauma pelo qual Herbert passou.  
O documentário traz imagens do grupo desde 1983, passando pelo auge do sucesso no início dos anos 90, o acidente de avião que o vitimou, em 2001, e imagens inéditas da sua recuperação no hospital Sara. Tudo isso ancorado em depoimentos dos companheiros do grupo, Bi Ribeiro e João Barone, membros da família Vianna, colegas de outras bandas, como Dado Villa-Lobos, da Legião, produtores musicais e até o ex-ministro da cultura, Gilberto Gil.
Percebe-se, no documentário, que o acidente que vitimou Herbert representa um divisor de águas. Antes, a alegria do rock e a irreverência juvenil dos anos 80. Depois, a comoção, os diagnósticos nem sempre animadores, a falta de memória e a lenta recuperação. Observa-se nas feições do músico e nas suas composições pós-acidente o quão marcante esse episódio foi na sua vida. Um documentário para todas as idades. Para quem viveu é bom relembrar. Para quem não viveu é bom conhecer.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário