segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Cinema nacional: Favela On Blast

Dizer que o funk é moda, que é pura e simples apologia ao sexo e às drogas e que não tem nada a dizer, não passa de preconceito. As origens do funk remontam os EUA dos anos 30 e estoura, com modificações, nos morros cariocas a partir dos anos 80. As letras são sofríveis? São como a de muitas músicas regionais, como o forró e o carimbo. Faz alusões ao sexo e as drogas? Faz como outros estilos musicais, inclusive o tão cultuado rock.
É o que tenta mostrar, às vezes de forma capenga, o documentário Favela On Blast (2008), dirigido por Leandro HBL e Wesley Pentz. O documentário peca ao falar apenas superficialmente sobre as origens do funk e a movimentos como o Furacão 2000, que foi de fundamental importância para a disseminação do ritmo para outras camadas sociais. Mas é eficientíssimo ao fazer o que não queria: mostrar o funk apenas como um estilo musical que faz apologia ao sexo e às drogas.
É comum as cenas bizarras de anãs nos palcos fazendo poses sensuais ou casais simulando cenas de sexo. O documentário, infelizmente, pratica um desserviço a um movimento já tão bombardeado por muitos, mas que, na sua essência, não é diferente de outros movimentos musicais, que tem música boa e música ruim. O funk, mais uma vez como outros movimentos musicais, tem letras que refletem o ambiente em que surgiu. Ou soaria original funkeiros falando de bois e vaquejadas? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário