segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Cinema nacional: Bufo & Spallanzani

Baseado no livro homônimo de Rubem Fonseca, Bufo & Spallanzani (2001), dirigido por Flávio R. Tambellini e roteiro do próprio Rubem Fonseca e Patrícia Melo, faz jus ao livro. Sabemos que as adaptações cinematográficas dificilmente são tão boas quanto os livros que as inspiram. Não é o caso de Bufo & Spallanzani, que com uma história condensada e um número reduzido de personagens com relação ao livro, é muito bom.
O detetive Ivan Canabrava (José Mayer) trabalha numa corretora de seguros que, desconfia, está sendo ludibriada pela viúva de um fazendeiro que morreu logo depois de fazer um seguro altíssimo. Durante as investigações, descobre no apartamento da suposta viúva um sapo (bufo) e uma planta tóxica que, usados conjuntamente, faz com que a pessoa pareça morta.
Ao lado da jovem Minolta (Isabel Guéron) e do cientista Ceresso (Juca de Oliveira), Canabrava faz revelações que em nada agradam ao seu chefe na seguradora, doutor Eugênio (Gracindo Jr.). Apesar deser enquadrado no gênero drama, Bufo & Spallanzani tem momentos engraçados. Mas independente do gênero a ser enquadrado, o filme representa um dos grandes momentos do cinema nacional.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário