quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A idade da razão – Jean-Paul Sartre

Primeiro volume da trilogia Os caminhos da liberdade, do francês Jean-Paul Sartre, A idade da razão se passa na Paris boêmia dos anos 30 e conta a história de Mathieu Delarue, um professor de filosofia que recebe a notícia de que a sua namorada não assumida, Marcelle,  está grávida. Amante da liberdade, Mathieu ver no filho que nascerá e no consequente casamento com Marcelle, uma prisão. Para preservar a sua liberdade, a única saída é o aborto, proposta que Marcelle, amante servil, aceita.
Começa o périplo de Matheu por Paris em busca de dinheiro para realizar o aborto. A primeira tentativa é com o irmão, Jacques, um tabelião moralista e bem sucedido, que questiona os seus valores, como a liberdade almejada, mas não tem o dinheiro necessário para mantê-la. A segunda tentativa é o amigo Daniel Sereno, uma alma perversa que nega o dinheiro a Mathieu, mesmo tendo-o, somente para vê-lo sair da sua pose de equilíbrio e virar uma pessoa comum. Ao mesmo tempo, Daniel procura Marcelle, convencendo-a a se impor e não fazer o aborto.
Cada personagem tem algo a dizer. Boris, amigo e discípulo, que se relaciona com Lola, cantora alguns anos mais velha que tenta negar a idade se relacionando e tentando dominar um amante mais jovem. Ivich, irmã de Boris, menina problema que chama a atenção de Mathieu, a ponto deste se deixar dominar por ela.
O que Sartre pretende em A idade da razão é discutir o conceito de liberdade. O homem nasce livro, porém não é uma liberdade absoluta, mas condicional, já que o ser humano é um ser-em-situação, e sua liberdade está condicionada às circunstâncias em que está inserido. É o caso de Mathieu, jovem, bonito e inteligente, mas não tem dinheiro para interromper uma gravidez que o colocará dentro de um casamento indesejável. Um livro imperdível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário