sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Jean-Paul Sartre (1905-1980)

Jean-Paul Charles Aymard Sartre nasceu em Paris em 1905, mudando-se logo após a morte do pai, aos quinze meses de idade, para Meudon, onde viveu até os seis anos, retornando a Paris. Ainda na juventude, se declara ateu, posição que manteria até o final da vida. Em 1929, conhece Simone de Beauvoir, parceira e colaboradora de toda a vida sem, no entanto, casarem-se nem nunca formarem um casal monogâmico, mantendo sempre uma relação aberta. Além da relação amorosa, os dois tinham uma grande afinidade intelectual.
Já escritor, parte para a guerra em 1939 e é feito prisioneiro no ano seguinte. Em 1941 é libertado e ingressa na Resistência, movimento de combate à ocupação nazista na França, onde conhece o também escritor Albert Camus. Em 1943, publica o mais famosos dos seus livros, O ser e o nada, que condensa todos os seus conceitos importantes da primeira fase do seu sistema filosófico.
Apesar de ser conhecido como filósofo, Sartre também era romancista, acreditava que a literatura tinha que ser engajada e não apenas entretenimento. Sua primeira obra de ficção, A náusea, um romance existencialista, foi publicado em 1938. Em 1945 começa a escrever a trilogia Os caminhos da liberdade, da qual falaremos nas próximas três quartas-feiras, composta por: A idade da razão (1945), Sursis (1947) e Com a morte na alma (1949). Em 1964, Sartre recusou o Prêmio Nobel de Literatura por acreditar que “nenhum escritor pode ser transformado em instituição”. Morreu em 15 de abril de 1980 e está enterrado em paris no mesmo túmulo que a sua companheira de toda a vida, Simone de Beauvoir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário