segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Cinema nacional: Em teu nome

Com roteiro e direção de Paulo Nascimento, Em teu nome (2009) inspira-se na vida real de José Carlos Bona Garcia, estudante gaúcho que entrou na luta armada para combater a Ditadura Militar. A história se passa entre os anos de 1969, quando a ditadura se tornou mais fechada, e 1979, ano da anistia, que trouxe os exilados de volta ao país. Ao lado de Lenora (Silvia Buarque), Onório (Marcos Verza), Higino (Sirmar Antunes) e Professor (Nelson Diniz), Boni (Leonardo Machado) faz parte da VPR (Vanguarda Popular revolucionária) e adota a via armada e a estratégia do assalto e do sequestro para combater os militares.
Após uma ação de “expropriação” (assalto), todos são presos pelo DOPS (Departamento de ação política e social), onde passam por interrogatórios e torturas, até serem trocados pelo embaixador suíço, sequestrado por colegas da VPR. Vão para o Chile, onde três anos depois vão passar pelas mesmas agruras após o golpe que derrubou Salvador Allende. Começa o périplo de Boni por vários países, como Argentina, Argélia e, finalmente, França, onde Boni ajuda a fundar o comitê pela anistia.
O filme tem um lado positivo: os medos e as dúvidas de Boni se a luta armada seria realmente o melhor caminho para se combater a ditadura, mostrando um personagem mais humano, que aprende no exílio, através do trabalho, que para se mudar a sociedade é necessário compreendê-la. Mas escorrega no maniqueísmo, onde os estudantes “bons” pegam em armas para combater os ditadores “maus”. Mas não deixa de ser um bom filme para entender a Ditadura Militar no Brasil.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário