quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

A menina de cá – Carlos Nascimento Silva

A menina de cá é o primeiro livro de contos do escritor mineiro Carlos Nascimento Silva, gênero com o qual iniciou a carreira, que ficou conhecida por seus romances. Não conheço os romances do escritor, mas com relação aos contos, espero que seja o primeiro e o último livro dele. São 20 narrativas curtas, cuja temática geral é a mulher. Apesar de ser um tema que dá “panos pra manga”, a temática repetida gera uma sensação de monotonia.
Os textos são leves e bem escritos, mas o narrador masculino, que dá a impressão de ser o mesmo em todos os contos, torna o tema, o desgaste das relações homem/mulher, uma obsessão trabalhada com pouca intensidade e distanciamento, transformando-se em pura descrição dos fatos e sentimentos. O autor tinha um bom enredo e um tema explosivo ( a relação entre homens e mulheres sempre rende boas histórias), mas não soube desenvolvê-los de forma adequada.
Outra falha de Carlos Nascimento Silva foi buscar inspiração em escritores como o poeta argentino Jorge Luís Borges e o mineiro João Guimarães Rosa. Este último é possível ver a sua influência no conto-título A menina de cá, parafraseado de um conto de Guimarães Rosa chamado A menina de lá (1962). Em Ciranda, observa-se a influência do poeta argentino na linguagem do texto. O que se conclui dessas duas tentativas de se aproximar de mestres da literatura é que eles são únicos e não aceitam imitação.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário