quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Vozes da rua – Philip K. Dick

Philip Kindred Dick, ou simplesmente PKD, nasceu em Chicago, em 1928, e morreu na Califórnia, em 1982. Ficou conhecido como um escritor de ficção científica, mas somente obteve reconhecimento da sua obra após a sua morte. Teve várias de suas obras adaptadas para o cinema, entre elas (e a mais conhecida) Blade Runner: o caçador de androides, que estreou dias depois da sua morte. Vozes da rua foi escrito no começo dos anos 50, mas só foi lançado nos Estados Unidos em 2007.
A história se passa na Califórnia nos anos 50 e tem como personagem principal Stuart Hadley, um gerente de loja de eletrônicos, com uma carreira ascendente, bonito e jovem, casado com uma jovem grávida e devotada a ele, mas que, ainda assim, deseja mais. O problema é que ele não sabe o que é esse mais. Essa crise existencial o leva a se envolver com uma seita religiosa e com a misteriosa Marsha Frasier, o que o afasta ainda mais da sua pacata vida de classe média.
A partir daí Hadley se revela um jovem irritado, sonhador e depressivo, que busca preencher o vazio de sua existência no álcool, no sexo e no fanatismo religioso. Afastando-se da esposa e do patrão, passa a reagir a qualquer reaproximação destes com medo e ansiedade. Com uma narrativa envolvente, às vezes parecida com os escritores da Geração Beat, Dick descreve com pinceladas certeiras cada etapa da decadência dom protagonista.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário